domingo, 7 de fevereiro de 2010

Segredos: ilusão e realidade

Estava eu assistindo Dexter (um seriado norte-americano, onde um perito da polícia de Miami é um serial killer) e ao final de um episódio, ele, Dexter disse: “Uma vida sem segredos. Imagine só!”, no sentido de poder viver como se realmente é, como se realmente se quer ser, fazer o que quer fazer, quando quiser, quase que como uma mistura de liberdade e libertinagem. Pois então, eu pensei comigo mesmo, como que como um reflexo: Uma vida sem segredos, ah é fácil, eu mesmo não tenho nenhum, e se tenho sinto-me a vontade a falá-los para meus amigos, meus amigos. “Ha-há, há-há” (como riria Jones, Davy Jones*) burro de mim que por pequenos instantes lentos me iludi com uma vida própria sem segredos, e me lembrei em poucos momentos, dos muitos que guardo, sejam de onde sejam, aqueles os quais pouco falo, os quais pouco digo e que poucos conseguem me compreender, e, exigindo mais, até me ajudar.
Mas por que pensar que sou só eu, um ser, um único ser, que guarda segredos, não importando quais eles sejam. De quanto seres neste mundo, existem aqueles totalmente sinceros, aqueles que falam tudo, digo tudo mesmo, não necessariamente no momento em que são exigidos, mas falam, quando quiser, quando puder, quando vier. Poucos, pensando hipoteticamente, nenhum, pensando de modo realista.
A verdade dói, e creio todos saberem disso, se não por que deixar de falar algo, de fazer algo, se deixar intimidar por os outros estranhar? Manter a verdade um tanto afastada e se iludir para viver, viver bem e sem ‘machucar’ ninguém, sem impressionar ninguém, até mesmo aquelas quem te conhecem melhor que ninguém.
È difícil, muito difícil, e pobre eu, criança, que imaginava que era possível, e agora vejo que é impossível, mas por ser teimoso, e por ser algo que idealizo, tentarei fazer isso para mim, o máximo que possível. Puts, até eu me convenci com essa. Minto um passo de cada vez. Tentarei me comprometer a alcançar isso (agora falei bonito), e se não alcançar, espero ao menos ter descoberto motivo(s) que justifiquem minhas atitudes, para assim me sentir mais confortável comigo mesmo, e até mesmo, mais orientado, mesmo que no final das contas não há razão alguma. E que por desiludir e iludindo-me novamente, eu cresça, aprendendo a viver e sem arrepender do que fiz, de que tudo teve seu propósito, seja ele bom ou ruim, mas que no final tenha valido a pena, todo o sacrifício aqui feito.
Se tenho segredos a contar, tenho sim, e você tem?
Se temos segredos que podemos trocar? Bom isso só o futuro e as oportunidades dirá!
Continuem com os seus, que continuarei feliz com os meus, para que assim, sejamos felizes nessa ilusão de vida sincera, porém vida feliz! Há muito que se descobrir, e sempre chegará a hora para isso.
Você sabe guardar segredo? Então não conte este, meu, para ninguém!

*Davy Jones: Personagem fictício capitão do navio Holandês Voador;

Um comentário:

  1. Ahm... permita-me apresentar: mais uma penetra on line. Sinto que apesar da "xeretice", anda me fazendo muito bem sair lendo blogs que estão em blogs de conhecidos. A minha sorte é que as leituras são boas e a única coisa que eu gosto que tenha em algum texto é um posicionamento crítico (que faz com que eu tenha um também).

    Do ponto de vista realista, como você mesmo diz, segredos todo mundo tem. Porque como todo mundo, temos um lado claro e um lado obscuro. É a balança, é o equilíbrio e certas coisas se escondem para fazer exatamente o de sempre: manter tudo e a todos encaixados na sociedade. Já viu que quem sai falando de mais de si, uma hora ou outra é estigmatizado por alguém?

    Todos tem pensamentos que muitos não irão entender. Mas o ser humano continua sendo social, mesmo tendo essa característica de guardar algumas coisas. É o equilíbrio e é o que faz de nós o que somos.

    Contando um pouco sobre mim: quando os outros sabem de mais, julgam de mais também. Agora, se você tiver alguém a quem confiar, não hesite em compartilhar experiências e pensamentos (mesmo os quais você pensa que possam não entender, ou não ajudar). Nem sempre a ajuda vem de brinde, mas com certeza, o ato de colocar pra fora o que está ali dentro já fará você se sentir melhor. Foi assim que o princípio da psicologia surgiu. É assim que o homem vive.

    Em uma relação à dois: a verdade (ao menos no meu caso) é extremamente importante e confiável de se dizer. Segredos? Nem sei quais tenho com relação a ele. As pessoas deveriam experimentar às vezes. Só que só funciona com a confiança e muita amizade.

    Um aperto de mão Lucas;
    Talita Nunes de Castro

    ResponderExcluir