quarta-feira, 29 de julho de 2009

Porque o mundo precisa do Superman?

Superman,
Um pássaro? Não.
Um avião? Não.
Um homem com super poderes? Não.
Um alienígena assassino, do planeta Krypton? Talvez.
Um personagem de quadrinhos com ideais “bíblico-atuais”? Sim.
É o que eu penso ao menos, talvez se ousasse mais porque não Superman ser Jesus?
Quer dizer que sendo assim Jor-El seria Deus, pois é pai de Jesus, e Batman o capeta ou um demônio, pelos seus chifres e afinidades com morcegos e tudo mais? Não, não, não é exatamente isso o que quero dizer.
Jesus, o que para pagãos e ateus, não passa de um homem que com bondade no coração, sinceridade nos olhos e sabedoria na mente, que, filho do Espírito Santo e da mãe Maria, nasce entre os humanos e através de sua peregrinação reúne fiéis seguidores. “Errar é humano, mas perdoar é divino” segundo Deus, “Quem nunca pecou que atire a primeira pedra” segundo Jesus, são bons exemplos deste. Bom, creio que poderia estender o texto citando e enumerando as vertentes desejadas e defendias por Deus e Jesus Cristo uma vez que creio poder resumir, generalizadamente, que a bondade e o perdão se sobrepõem a todo o resto.
Partindo do princípio da bondade, um ser que tendo semelhanças físicas humanas não sendo deste mundo ou mesmo raça, que usa uma capa vermelha (que por moda ou cultura talvez, a capa vermelha remete ao sangue derramado por Jesus em sua crucificação) e que sendo criado por humanos, utilizando super poderes defende os ideais de verdade e justiça, sempre em busca do bem estar comunitário compõe um personagem de histórias em quadrinhos conhecido como Kar-El, ou Clark Kent ou Superman.
Após vários os conflitos sofridos pela Igreja Católica ao longo de toda a história que conhecemos, que em muitas vezes resulta no questionamento da Igreja ou mesmo de Jesus, no que se diz respeito a todo tipo de idéia ou teoria sobre estes, a de se concordar do enfraquecimento do poder e influência da Igreja Católica e em seu Jesus ‘promovido’.
Com o que conhecemos hoje sobre os EUA, ao longo da história também, sabemos que este se auto-intitula o protetor da humanidade, uma vez que satisfaçam suas próprias vontades, ignorando os mais fracos sobrepondo-se.
Tai duas vertentes as quais não possuem uma relação em comum a não ser pelo personagem Superman, sendo o Superman resultado de mais uma ‘equação’.
Superman, um kryptoniano que criado com humanos que defende os ideais de verdade e justiça, o homem de aço que poderia ser o protetor da Terra, seu guardião e tudo mais, que sempre surge em momentos desesperadores para as pessoas como se estivesse atendendo a um pedido de milagre e por isso encarado como um salvador, um ‘homem’ o qual pode inspirar a raça humana através de seus atos, servir de exemplo para que o certo seja praticado e deste modo espalhar a bondade por tudo e por todos. E por isso Superman poderia ser interpretado como Jesus, por mim. “Escreveu que o mundo não precisava de um salvador... mas todo dia ouço as pessoas pedindo por um.”, diz Superman, então por isso pensei neste personagem histórico de quadrinhos como um messias contemporâneo (apesar de todo ‘americanizado’), alguém a quem possa inspirar o bem através de si mesmo, alguém conhecido não como alguém que usa fraldas ou cueca por cima da roupa, alguém de quem o mundo realmente precise hoje, alguém que seja o homem-de-aço.

P.S.: Texto escrito enquanto assistia a parte final do filme Superman Returns na televisão.

Obs.: Louis Lane, personagem repórter e apaixonada por Superman, termina o filme Superman Returns prestes a escrever uma redação intitulada ‘Why the worl needs Superman’ (‘Porque o mundo precisa do Superman’), mesmo tendo ganhado um Prêmio Pulitzer na história do filme com uma redação intitulada ‘Porque o mundo não precisa do Superman’, não que eu gostaria de ser Louis Lane ou um repórter a escrever sobre o homem-de-aço, mas achei este título bastante coerente com o texto já que no filme Superman responde a Louis que o que ele ouve são as pessoas pedindo por um salvador.

2 comentários:

  1. Concordo com o comentário acima.
    Nunca vi melhores analogias.Confesso que nunca havia pensado por esse ponto de vista,e me admirei com suas reflexões.E vou mais além,a sua escrita está excepcional!
    Partindo de " pressupostos" e com argumentações cheais de propriedade.Ótimo!
    Quaisquer que seja o assunto por você abordado no texto,é inerente ter que concordar.
    A imagem de Jesus foi fabricada (assim como a maioria dos nossos pelés e robertos),logo porque o superman não é um Jesus?
    Se " Tiradentes" estivesse vivo,eu perguntaria como é ser jesus,porque infelizmente,acho que a nossa humanidade enfeitou ele como um também.

    beijos carinhosos :*

    ResponderExcluir